top of page

VERÃO COM SAÚDE: Cuidados essenciais para desfrutar da estação com bem estar e saúde!

Fui convidado, por ser médico e com alguma experiência de vida, para escrever nesta coluna sobre cuidados com bem estar e saúde. Podemos entender que saúde e bem-estar podem coexistir juntas ou separadamente, ou seja, a pessoa pode estar bem com a vida, mas ter consigo alguns problemas de saúde que precisam ser administrados, principalmente os idosos (como eu) que tentam conviver harmoniosamente com sua diabetes, hipertensão arterial, distúrbios da tireoide, etc. Por outro lado, há aqueles que não apresentam problemas de saúde, mas têm seu bem-estar prejudicado por conta de seu dia a dia, do trabalho, das responsabilidades, etc.

De qualquer forma, ambos os aspectos melhoram muito durante o período do verão, época que, no geral, é mais agradável e iluminada, nos animando mais a enfrentar a vida como ela é. Nós, do Rio Grande do Sul e especialmente em Canoas, gostamos de desfrutar de dezembro a março do período de sol e calor, principalmente nas praias do nosso litoral, de forma intensa, o que causa congestionamento na "Freeway". Nesse momento, todo cuidado é pouco e a resiliência é máxima para mantermos nosso bem-estar.

Chegamos à praia, com apetrechos na casa, roupas de banho postas, vamos para à beira do mar acompanhados de nosso guarda-sol, bonés e chapéus, muita água, bronzeadores e protetores solares, dependendo da condição da pele de cada um, principalmente das crianças que não podem ficar expostas por longos períodos ao sol. Por segurança, coloquem seus guarda-sóis próximos às guaritas dos salva-vidas. E o banho? Observem a cor das bandeiras das guaritas, se for vermelha, curtam a areia, desfrutem da presença dos filhos e amigos, mas deixem o banho para um dia mais calmo. Lembre-se, a praia é para desfrutar sem desafiar o mar!

A alimentação à beira-mar deve ser leve e pausada, sem grandes volumes. A prática de exercícios físicos associada a uma ingestão copiosa de alimentos de digestão mais elaborada (tais como carnes vermelhas) e bebida alcoólica pode levar a distúrbios gastrointestinais e comprometer o bem-estar e a saúde.

Mas, mar, sol, diversão devem, obrigatoriamente, estar conectados com uma boa saúde mental. O mês de janeiro trouxe uma mensagem a todos nós (Janeiro Branco) de que devemos considerar como parte integrante e indivisível as relações corpo e mente. Portanto, trate de relaxar e aproveitar sob o ponto de vista físico e controle suas emoções, menos ansiedade, aliás, esta, segundo informes recentes, vem crescendo assustadoramente por conta do "bombardeio" de informações instantâneas e automáticas através da Internet.

Enfim, quem puder, aproveite com consciência o tempo que resta das nossas tradicionais férias de verão, fevereiro, no caso, para que em março retornemos mais confiantes e capazes de enfrentar a vida como ela é, com ou sem adversidades e, se possível, com muito mais momentos de felicidade.

SÉRGIO ALBUQUERQUE FREDERES

MÉDICO

DIRETOR DE SAÚDE DA CICS 2024/2025

Comments


bottom of page