top of page

Parceiros Voluntários de Canoas - 25 Anos voltados para o Futuro!

Neste ano de 2024, a Parceiros Voluntários, braço social da CICS Canoas, completou 25 anos trabalhando com a conscientização do voluntariado, o desenvolvimento da responsabilidade social e principalmente, a capacitação de jovens para a entrada no mercado de trabalho.

Foram muitos projetos e ações realizadas no decorrer destes 25 anos, como a Noite do Sonhos, Tribos em Cena, Capacitando para o Trabalho, Incubadora de Lideranças, Sustentabilidade Empresarial, Arte Legal: cidadania sem bullying, Tribos nas Trilhas da Cidadania, Você+, Natureza Viva e o Programa Formando para o Futuro.

O Programa Formando para o Futuro é um projeto criado pela Parceiros Voluntários Canoas, patrocinado e capacitado por empresários associados à CICS Canoas, que acreditam na força da educação como base para o crescimento e desenvolvimento de jovens que amanhã serão o futuro da nossa sociedade.

Voltado à capacitação de jovens de 14 a 18 anos, aborda diferentes e importantes áreas de formação, possibilitando a entrada no mercado de trabalho ou mesmo o caminho ao empreendedorismo. As aulas são teóricas, práticas, complementadas com  visitas técnicas a empresas dos diversos segmentos da economia. Ao final do Programa, a turma desenvolve um projeto aplicando o conhecimento adquirido, apresentando-o no encerramento do curso.

Este ano o projeto final é “o Bolo no Pote”! A ideia surgiu após a enchente que abalou toda Canoas, inclusive nossos alunos. Ao retornarem às aulas, foi realizado trabalho de acolhimento e entendimento do que passaram, sentiram e do que gostariam de fazer em relação a este episódio. Realizar uma ação que trouxesse um acalento aqueles que sofreram com a enchente foi o início do caminho, culminando na ideia de produzir bolos no pote e doá-los aos atingidos. Assim iniciou-se a trilha que seria percorrida ao longo dos 6 meses seguintes com seus desafios, escolhas e conquistas, como é na vida profissional.

Houve dois momentos de produção do bolo no pote: o  primeiro doado a duas Organizações da Sociedade Civil; o segundo, tornou-se o projeto final do curso, no qual “o Bolo no Pote” foi vendido.  Processos diferentes que despertaram dentro de cada jovem uma semente multiplicadora de conhecimentos e, principalmente, do acreditar em si mesmo, em sua capacidade de realizar sonhos, sempre com dedicação, responsabilidade e respeito ao outro.

Parabéns, Parceiros Voluntários pela sua linda e relevante história junto aos canoenses!


Marisa Junqueira

Vice-presidente Comunitária CICS Canoas

Comentários


bottom of page