top of page

Mulher, autoestima e autocuidado: como se sentir bem consigo

A autoestima é a forma como nos avaliamos e nos sentimos em relação a nós mesmas. Ela influencia nossas escolhas, nossas relações, nossa saúde e nosso bem-estar. Ter uma boa autoestima significa reconhecer nosso valor, nossas qualidades, nossos direitos e nossos limites. Ter uma baixa autoestima significa ter uma visão negativa, crítica ou depreciativa de si mesma, que pode levar a sentimentos de insegurança, inferioridade, culpa, vergonha ou rejeição.

O autocuidado é o conjunto de atitudes e hábitos que temos para cuidar de nossa saúde física, mental e emocional. Ele envolve desde aspectos básicos, como alimentação, sono, higiene, exercícios, até aspectos mais complexos, como expressão de sentimentos, busca de apoio, lazer e desenvolvimento pessoal. O autocuidado é uma forma de respeito, amor e responsabilidade por nós mesmas.

Muitas mulheres enfrentam dificuldades para desenvolver e manter uma boa autoestima e um bom autocuidado. Isso pode acontecer por diversos motivos, tais como:

·       pressões sociais e culturais que impõem padrões de beleza, comportamento e sucesso inatingíveis ou irreais, gerando comparação, competição, frustração e insatisfação.

·       experiências de violência, abuso, discriminação ou opressão que afetam a dignidade, a confiança e a autonomia, gerando medo, raiva, tristeza e trauma.

 

Para superar esses desafios, é preciso que as mulheres se conscientizem de sua importância,  força, beleza, que são únicas e diversas.  

 

Algumas dicas para melhorar a autoestima e o autocuidado:

·       reconhecer e celebrar as conquistas, talentos, virtudes e diferenças, sem se comparar ou se diminuir.

·       identificar e combater os pensamentos, as crenças e as atitudes que prejudicam a autoestima, como a autocobrança, a autocrítica, a autoexigência e a autonegação.

·       buscar e cultivar relações saudáveis, positivas e recíprocas.

·       cuidar do corpo, da mente e da alma, com hábitos que promovam saúde, energia, vitalidade e equilíbrio.

·       explorar e desenvolver o potencial, buscando novas oportunidades, desafios, aprendizados e realizações.

Mulher, autoestima e autocuidado são temas que devem ser valorizados, discutidos e praticados, em todos os momentos da vida; são fundamentais para que se sentir bem consigo, com as outras pessoas e com o mundo.

Mulheres, sejamos felizes, livres e plenas!

 

Mariana Geisel

Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária CICS Canoas

Comments


bottom of page