top of page

Regulação emocional em tempos de crise!

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, diversas cidades foram fortemente impactadas, sendo Canoas um dos municípios mais atingidos. A destruição afetou tanto as pessoas que perderam suas casas quanto as empresas que ficaram submersas. A crise financeira e emocional decorrente das enchentes é imensurável.

Em um primeiro momento, a prioridade foi salvar vidas, encontrar locais para acolher as pessoas (fornecendo alimentação, banho, repouso), ajudá-las a encontrar seus familiares e pets. No segundo momento, o foco foi auxiliar as pessoas a limpar suas casas e ajudá-las a voltar para o lar. Para os empresários, a situação não foi diferente, pois diversas empresas perderam tudo, algumas fecharam e outras ainda tentam repensar como vão se reerguer.

Diante de tanta destruição, danos emocionais e financeiros, como podemos nos manter regulados emocionalmente? Para isso, é preciso compreender que nem sempre a vida é justa, que coisas ruins acontecem e que temos a capacidade de nos reerguer, apesar da dor. O que quero dizer é que podemos desenvolver habilidades importantes de regulação emocional para momentos de crise, como o que estamos vivendo.

A primeira coisa é trabalhar a aceitação de que não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos mudar a forma como vemos isso. Por essa perspectiva, podemos dar um passo atrás, respirar fundo e observar de fora (como um visitante, um curioso), abrindo espaço para deixar que novas ideias surjam em nossa mente, colocando-as em panorama, observando como nos sentimos e, ao mesmo tempo, estando atentos para não deixar que a emoção nos inunde, pois com certeza nos impede de tomar decisões mais assertivas.

Se tudo parecer desesperador, parar um pouco, respirar fundo, tomar um banho gelado ou segurar pedras de gelo pode ajudar a liberar substâncias químicas que auxiliam na regulação corporal e, consequentemente, emocional. Outra estratégia é conversar com pessoas ou empresários, para saber como eles estão lidando com suas dificuldades e, com isso, ampliar o repertório de ferramentas assertivas na retomada da vida ou da empresa.

Precisamos que os empresários se mantenham firmes, resilientes, consigam tomar decisões pautadas na sabedoria e liderem de forma positiva, para que a indústria, o comércio e os serviços da nossa cidade voltem a se desenvolver. A CICS Canoas oferece apoio e está à disposição!

 

CRISTIANE BORTONCELLO

PSICÓLOGA E DIRETORA DE SAÚDE DA CICS

Comentários


bottom of page