top of page

O desastre evidenciou a força das pessoas, empresas e entidades!

Muitas cidades foram arrasadas pela enchente no Rio Grande do Sul. Na nossa Canoas, autoridades garantiram que, em determinados bairros, não haveria por que evacuar. O povo acreditou. Contudo, as águas engoliram casas, edifícios, empresas e ceifaram dezenas (quiçá centenas) de vidas. Em outros bairros, mesmo com ordem de evacuação, sequer os pacientes do hospital foram retirados. E a cidade ficou dividida (não pela BR ou trilhos), mas pelos lados alagado e seco!

No momento da calamidade, do caos, o que se viu foram os heróis do povo, com seus barcos, canoas, jet-skis, jipes, caminhonetes e até helicópteros, em corrida desesperada para salvar vidas, se jogaram na água, subiram em telhados, adentraram em ruas alagadas, sobrevoaram fios, se colocaram em situação de risco para resgatar pessoas e animais. Não aguardaram pelo Poder Público, ficando patente a diferença de velocidade e resolutividade entre o privado e o público.

Imediatamente após o resgate, entidades, associações, empresas, igrejas e famílias abriram suas portas, acolheram, alimentaram e abraçaram os flagelados. O brasileiro demonstrou empatia e solidariedade à alma dilacerada do gaúcho ao doar valores, roupas, alimentos, água, materiais de higiene e limpeza, colchões e, especialmente: força, fé e esperança! Apesar da urgência, algumas doações enfrentaram obstáculos burocráticos para chegar, por terra e pelo ar.

Ao contrário dos (ir)responsáveis da cidade que divulgam informações destoantes da realidade e da verdade, os empresários e entidades, notadamente a CICS Canoas, têm atuado de forma proativa e colaborativa para minimizar os impactos devastadores do desastre e atender as necessidades emergenciais dos canoenses, com medidas como: (a) instalação do Comitês de Crise e Logística (formados por Vice-Presidentes, diretores e associados); (b) disponibilização gratuita aos associados das salas São Pietro, Sicredi e Olmiro Guindani para coworking; (c) criação de contas pix para receber doações; (d) instalação de sala de medicamentos, com responsável técnico, para rápido atendimento às demandas dos abrigos; (e) levantamento de dados dos associados atingidos pela  enchente através de pesquisa; (f) coordenação, planejamento e apoio de ações em parcerias com empresas, 3 Clubs de Rotary de Canoas e o Banco de Alimentos visando arrecadação e distribuição de donativos, bem como o preparo de refeições para desabrigados; (g) encaminhamento de demandas e proposições ao Fórum das Entidades; (h) reunião com Deputado Delegado Zucco com  apresentação de medidas para preservação de emprego/renda e ações imediatas do poder público para enfrentamento da calamidade; (i) apresentação em conjunto com o CRC de ofício ao poder executivo municipal para adiamento do pagamento do ISS; e muito mais ainda em construção!

É importante ter presente que quando o submerso vier à tona e revelar os escombros, o que sobrou das casas e empresas, teremos a dimensão da infraestrutura destruída da cidade.  Por isso, é urgente traçar estratégias de como agir com o que está por vir e como reagir diante da iminente falência, desemprego, do eclodir de doenças e possível descontrole da segurança pública. É obvio ululante que não haverá dinheiro, tampouco mão de obra para recuperar o arrasado em curto tempo (talvez médio), mas é urgente recomeçar, e com planejamento! É indispensável que empresários e empreendedores que não foram diretamente atingidos pela enchente retomem as atividades, fomentem a economia, façam a “roda girar”, também para que a população não fique desabastecida. Só assim será possível reerguer as cidades e o Rio Grande!

Por fim, é primordial uma conjunção de esforços, que estejamos vigilantes e exijamos dos administradores públicos (municipal, estadual e federal) que os recursos sejam integralmente destinados e bem empregados, que haja transparência, que não ocorram descaminhos, e que a burocracia não seja empecilho para a reconstrução.

A CICS Canoas está comprometida em continuar trabalhando para apoiar nossos associados e a comunidade para superar este gigantesco desafio.  Juntos, somos mais fortes!

Shirley Dilecta Panizzi Fernandes

Presidente CICS Canoas

Comentários


bottom of page